Fui convidada pelo Ministro Marcelo Queiroga pela infectologista e epidemiologista que sou - por minha competência prática, conhecimento teórico e experiência no tema - para montar e chefiar a Secretaria de Enfrentamento à COVID-19. Aceitei o desafio, ainda que ciente da sua enorme complexidade, porque minha visão de mundo e de cidadania vislumbra sempre a possibilidade de ajudar. Neste caso, poder fazer pelo meu país o que vinha fazendo por outros ao redor do mundo: contribuir, neste momento tão difícil, tão sensível, para trilharmos um caminho menos traumático e mais rápido em busca de saúde e qualidade de vida para todos.Em meu discurso de apresentação, fiz questão de evidenciar minha postura técnica, baseada em evidências, pautada pelo juramento médico que fiz e que norteia todas as minhas atitudes. Vejo a ciência como ferramenta de produção de conhecimento e de educação para a priorização da vida, sempre, como objetivo maior.Neste curto período de atuação, ainda que sem nomeação oficial, pude desenvolver trabalhos em várias frentes, incluindo o plano de testagem agora apresentado pelo Ministro da Saúde.Saio desta experiência como entrei: pela porta da frente, com a consciência e o coração tranquilos, ciente de que neste curto período entreguei o melhor da minha capacidade de acordo com os princípios que tenho como profissional especialista na área: ética, cientificidade, agilidade, eficiência, empatia e assistência.Agradeço ao ministro Marcelo Queiroga pela oportunidade, confiança e exemplarismo. Desejo, acima de tudo, como colega e como brasileira, toda sorte a ele e a sua equipe no prosseguimento no combate à pandemia.Sou grata, também, pelas manifestações de apoio e encorajamento enviadas a mim por tantas pessoas durante todo este período - conhecidas ou não. Vocês mostram que compreenderam que a saúde pública não existe sem a participação de cada um de nós. Obrigada.Permaneço onde sempre estive: à disposição do meu país para contribuir para a melhoria das condições de vida de todos os brasileiros. Protejam-se, vacinem-se e sigamos em frente.
Related posts
21 Comments
Deixe um comentário Cancelar resposta
Assuntos
- Blog (6)
- COVID-19 (7)
- Educação (1)
- Infectologia (5)
- Saúde (3)
- Saúde Pública (5)
- Sem Categoria (6)
Seja avisado dos novos posts!
* Receba avisos todas as vezes em que tivermos novos posts!
Gostaria de parabenizar pela sua postura na CPI da covid, você foi extremamente esclarecedora, concisa, objetiva e muito mas muito CONFIANTE em duas respostas e elucidações. Eu me senti muito orgulhoso em saber que temos sim profissionais de excelência e com esforço próprio conquistou seu espaço e tem em si o sentimento verdadeiro de ajudar o próximo e nosso país. Você de fato não é apenas uma mulher bonita, é inteligente, fala com clareza, com base científica e com muita emoção e humildade. Parabéns parabéns parabéns o BRASIL precisa de mulheres e profissionais assim.
Dra.LUANA ontem foi um dia feliz para mim. Fiquei, por favor sem nenhuma outra conotação, pois tenho 74 anos, apaixonado pela sra., pela sua garra, pelos seus conhecimentos, pel coragem de enfrentar aquelas cabeças (nem todas é claro) recheadas com cerebro de ervilha e bolsos cheios de altos salários para nada fazer em prol de nosso País. Coisa que a Sra. brilhantemente tentou e tenta fazer. ASra. acuou aqueles “ilustrados” senadores que não tiveram a mínima condição de acua-la. Parabéns Dra. por ter me proporcionado um dia alegre ao ver a sua coragem, capacidade cientifica, defesa da CIENCIA e tudo mais. Tenha em mim seu mais fiel admirador. Parabéns aos seus Pais e tenho na minha família um caso absolutamente igual ao seu com meu filho Kristofer se formando também com 15 anos e se tornando Engenheiro Civil ao 20, hoje empresário de sucesso, Graças a Deus. Também tivemos que apelar a justiça para sua entrada na Universidade, onde passou de ano, todos eles, sem nunca ter ficado em matéria nenhuma. Ouvir sua história me encheu de alegria e esperança de um mundo melhor. Saudações de um brasileiro ainda esperançoso de que mudanças acontecerão para melhor em nosso sofrido País.
CARLOS ROGÉRIO FLORENZANO
florenzano@redepar.com.br
Olá Carlos!
Muito, muito obrigada pelas palavras! E parabéns a você, sua família e ao seu filho!
Somos muitos, infelizmente nem todos com condições familiares que nos permitam desenvolver todas as nossas potencialidades. Ainda assim, estamos aqui e buscamos o melhor para todos.
Um grande abraço!
Doutora Luana, se a senhora conhecia o pensamento do presidente sobre a pandemia, se conhecia o destino de Mandetta e Teich, por que raios aceitou o convite para integrar o governo? A titulo de esclarecimento, entendo que o presidente está correto em muitas de suas teses.
Olá José, como vai?
Sou uma pessoa técnica, sem qualquer atuação político-partidária. Sempre me coloquei à disposição para ajudar com o meu conhecimento, em busca de um melhor resultado para todos – independentemente de quaisquer visões outras. Aceitei neste pensamento. Se não foi útil, paciência. 🙂
Abraços!
Por favor, aguente firme as inevitáveis agressões. O “ser humano ” está muito doente. O que posso lhe dizer é que você lavou a alma das pessoas conscientes com toda a paciência e explicações tão didáticas. Obrigada, parabéns e continue firme e forte. Parabéns.
Olá Liana!
Fique tranquila, elas não chegam a mim. As agressões somente envenenam a quem as praticam. A mim, eu me mantenho protegida e resiliente, junto a vocês!
Abraços!
Gostei muito de sua altivez, segurança e clareza durante o depoimento na CPI. Que o Brasil possa saber merecer pessoas como vc. Tenho 2 filhas cientistas e sou TB embora cada uma em uma área. Que dias melhores nos venham. Abraços cordiais.
Olá Suely!
Agradeço muito! É o que eu digo, somos muitas! E muitos! E somos resilientes. Seguimos!
Abraços!
Fico feliz de saber que existem médicos como a senhora, a pouco tempo perdi meu Pai pelo câncer que foi acelerado pelo Covid, tive oportunidade de conhecer um pouco da rotina dos médicos, confesso que não tenho coragem de ser médico, parabéns Doutora Deus a mantenha sempre assim fiel a sua profissão que é baseada na ciência.
Olá Sandro, como vai?
Lamento imensamente pela sua perda. Não precisamos todos sermos médicos ou cientistas, mas precisamos saber o básico para tomar as decisões com a melhor base de informação que pudermos. É esse parte do meu papel: ajudar a todos na compreensão do que é necessário sobre estes assuntos.
Abraços!
Dra a sra teve uma atuação perfeita na CPI da Covid , com segurança e transmitindo imensa confiança a quem a assistiu . Pena que o meu país não aproveite quadros tão talentosos para atender sua população .
Olá Marcelo,
agradeço imensamente! Mas somos muitos e estamos em muitos lugares.
Um grande abraço!
Cara Dra. Luana,
Nobre sua disposição de contribuir para, no min. Saúde sob novo comando (Dr. Queiroga, depois do desastre militarista Pazuello), fazer um ‘catch up’ nas políticas públicas de Saúde de enfrentamento da COVID-19, tão negligenciadas e atrasadas, que conduziram o país a marcas trágicas de casos e óbitos pelo SARS-CoV-2. No entanto, sob a batuta de um presidente de república que sistematicamente nega statements claros da Ciência sobre prevenção e combate de tão insidiosa patologia (e cujas atitudes práticas deseducam a parte da população que ainda o possam ter como referência), seria mesmo ilusório que contribuição técnico-científica tão valiosa como a sua fosse permitida – em especial quanto ao desmascaramento dessa colossal empulhação que é o dito “tratamento precoce” com antimaláricos e antiparasitários. Quem sabe ainda pudesse haver algum espaço de trabalho – estreito – para implementar iniciativas apoiadas no racional para enfrentar a pandemia, mas, pelo que vimos, nem esse mínimo espaço de manobra foi tolerado pelo núcleo duro que se reúne sob comando de Jair Bolsonaro.
Perde o país e o povo com sua não-presença no MS, ganha você, que fica a salvo de inumeráveis dores de cabeça dando murro em ponta de faca.
Parabéns pelo desempenho na sessão da CPI da pandemia ontem, que encheu muitos corações de alegria e de esperança no triunfo final da verdadeira Ciência. Um ‘Rusty Razor Award” ao contrário para você!
Paulo Adolfo
Revisor de artigos das revistas científicas da UFPR, em Curitiba
Olá Paulo!
Agradeço imensamente as palavras. Procuramos sempre todas as brechas para exercermos o nosso trabalho da melhor forma possível – e continuaremos fazendo isso. Sempre!
Um grande abraço!
Parabéns Doutora, você enche de orgulho os bons brasileiros e inspira as novas gerações, especialmente de mulheres, para perseguirem seus sonhos, ainda que as desigualdades sociais tirem as oportunidades da maioria das nossas crianças e jovens e condenem muitos talentos à uma sobrevivência em meio à miséria, violência e abandono.
Muito obrigada, Edgar! Somos muitos e seguimos em frente!
Um grande abraço!
Dra “Os pingos nos Is”, programa jornalístico da jovem pan estão com uma matéria assim:Desconstruindo Luana Araújo, fiquei indignada com a má fé, talvez vc pudesse respondê-los.
Olá Noêmia, como vai?
Não fique, não se aborreça. As pessoas reagem de acordo com sua maturidade e a fragilidade cognitivo-moral destas específicas não deve lhe incomodar.
A mim, não signficam nada. Fique tranquila! Seguimos em frente.
Abraços!
O Dr. Alessandro Loiola MD, fez uma busca sobre os artigos científicos e seu registro como cientista e descobriu que nem registro em Minas Gerais é muito menos artigos científicos a “dr” não tem, como se explica isso?
Olá Rosa!
Acho que isso diz muito mais sobre a competência desta pessoa em realizar uma pesquisa do que sobre a minha trajetória profissional. 🙂
Abraços!